terça-feira, fevereiro 14, 2006

Would you be my Valentine?!?!?

Como não poderia deixar de lembrar (como professora de Inglês) hojé é Valentine's Day!
Para quem não sabe ou não conhece, hoje é uma data muito importante no mundo inteiro (menos no Brasil)! Pode-se dizer que é como o dia dos namorados. Em muitas partes do mundo é comemorado hoje, tanto que dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional do Amor.
Quem tem aulas de Inglês acha que é um feriado americano, mas a história do Valentine se passou em Roma em uma época em que o Imperador Claudius proibiu casamentos, pois os homens não queriam mais arriscar suas vidas e a família no exército. Valentine era um sacerdote e, não contente com a proibição, continuava a realizar casamentos secretamente. Mas, um dia foi descoberto e levado a prisão e condenado a morte. Muitas pessoas começaram a levar flores e bilhetes de incentivo para Valentine, e a filha de um dos guardas do calabouço passou a visitá-lo. No dia de sua execução (14 de fevereiro de 264), ele deixou um bilhete para a moça escrito: "Amor, de seu Valentine". Trocar bilhetes, presentes e declarações de amor se tornou uma prática em vários países e, em uma espécie de reconhecimento pelo que Valentine representou , o dia de sua morte é lembrado como um dia de alegria e amor.
O diferencial dessa data e o nosso "Dia dos Namorados" é que se homenageiam não só namorados e maridos, mas também amigos, mães, pais e pessoas importantes para nós.
É comum nessa data também admiradores secretos se revelarem, perguntando : Quer ser meu Valentine? (como no título)
Por quê então nós, brasileiros, comemoramos no dia 12 de junho?
É véspera do dia do santo casamenteiro, Santo Antônio, mas não é por isso.... Nossa data foi introduzida pelo publicitário João Dória em 1949. Ele era da então Agência Standard de Propaganda. Foi uma encomenda das lojas Clipper à Standard. Por tal feito, a Standard ganhou um prêmio. Mas poderia ter ficado por aí. A data "pegou" mesmo dado que a Confederação do Comércio de São Paulo colocou o dia 12 do mês de junho, uma época de baixa nas vendas, em seu calendário. O slogan era: "nem só de beijos vive o amor".


Engraçado né? Um feriado conhecido como americano, de um país capitalista tem menos de capitalista em sua essência do que o nosso!!!


HAPPY VALENTINE'S DAY for the ones I love!